Quais as vantagens da almofada de amamentação? Como usá-la?
Conforto

Quais as vantagens da almofada de amamentação? Como usá-la?

A amamentação costuma ser o primeiro desafio que a mãe e o bebê enfrentam juntos, logo após o nascimento. E a almofada de amamentação é algo que pode proporcionar mais facilidade e conforto tanto para a mãe quanto para o recém nascido.

A amamentação costuma ser o primeiro desafio que a mãe e o bebê enfrentam juntos, logo após o nascimento. E a almofada de amamentação é algo que pode proporcionar mais facilidade e conforto tanto para a mãe quanto para o recém nascido.

A amamentação costuma ser o primeiro desafio que a mãe e o bebê enfrentam juntos, logo após o nascimento.

Cada criança é uma criança única e isso começa a ser percebido já nas primeiras horas de vida, quando é feita a primeira tentativa de amamentar com o leite materno.

Há crianças que possuem mais dificuldade para mamar, enquanto outras têm uma facilidade e conseguem pegar rapidamente.

De todo modo, é sempre importante pesquisar e ter à disposição as melhores dicas de como amamentar com mais facilidade e conforto, tanto para a mãe, quanto para o recém-nascido.

E a almofada de amamentação é algo que pode proporcionar isso!

Vamos explicar quais são as vantagens da almofada e como ela pode te ajudar no dia a dia para amamentar o bebê com mais conforto e segurança.

Para que serve a almofada de amamentação?

Basicamente, a almofada de amamentação serve de apoio para o bebê enquanto a mãe o amamenta.

Esta almofada possui a forma da letra “C” (lembrando um pouco as almofadas de apoio ao pescoço que se usa em viagens), e seu uso é bastante prático.

Você encaixa a almofada, preferencialmente, ao redor do corpo da mãe, para que a criança possa ser apoiada em cima dela, ficando na altura e posição ideal para mamar. A almofada de amamentação também pode ser usada na lateral do corpo da mãe.

O importante é que ela esteja em uma altura que proporcione ao bebê a facilidade na pega correta da amamentação.

Depois de um tempo, a mesma almofada pode ter outras serventias, como ajudar o bebê a sentar sozinho e até mesmo ajudá-lo a começar a engatinhar!

Vantagens de usa a almofada de amamentação

A primeira vantagem é que a almofada de amamentação traz muito mais conforto para a mãe enquanto alimenta a criança, pois ela não precisará ficar segurando o bebê em seus braços o tempo inteiro.

Isso é vantajoso quando o bebê ainda é recém-nascido e passa horas amamentando, mas também quando ele já está mais crescido e se torna ainda mais pesado para a mãe segurar por muito tempo.

O uso da almofada também ajuda a mãe a garantir uma boa postura enquanto alimenta o seu bebê, pois, com o passar das horas pode ficar muito cansativo estar segurando a criança. Já com a almofada, ela pode ficar um pouco mais descansada e sentada em uma posição mais adequada.

Além disso, a almofada acaba trazendo mais conforto para o bebê também, que estará confortavelmente posicionado de forma adequada, facilitando a pega correta na amamentação.

Especialmente quando o bebê é recém-nascido e é necessário muito cuidado, por ainda ser molinho e não conseguir se posicionar sozinho. Desta forma, a almofada traz uma praticidade e até mesmo mais segurança para a mãe e o bebê.

Por fim, a grande vantagem da almofada é a facilidade para a pega correta na amamentação.

Muitas mães enfrentam o desafio da pega logo nas primeiras horas do bebê, que encontra dificuldade em aceitar o seio para se alimentar.

Na maioria das vezes, a raiz deste problema está no posicionamento do bebê e isto pode ser facilmente solucionado pela almofada, que pode apoiar o recém-nascido, evitando que ele saia da posição correta a qualquer momento, e permitindo que ele mame com mais tranquilidade.

Posições corretas para amamentar

O ideal é que a mãe sempre busque uma ajuda profissional nas primeiras semanas para orientá-la na amamentação, caso esteja passando por dificuldades nisso.

Com esta ajuda, ela poderá definir as posições mais adequadas para amamentar, mesmo usando a almofada, e também a entender a pega correta na amamentação.

Mas, de modo geral, o recomendável é que a mãe esteja sentada e o bebê esteja de frente para ela com a barriga encostada na sua.

Essa é uma posição mais confortável para os dois e que facilita muito na pega correta na amamentação, e que pode ser facilmente proporcionada com a almofada de amamentação.

Outra posição interessante é com o bebê na sua lateral, com a almofada posicionada assim.

Mas existem outras posições que podem ser muito confortáveis tanto para a mãe, quanto para o bebê e que proporcionam mais tranquilidade no momento da amamentação.

O importante é que você esteja atenta para a forma com que o bebê amamenta nas posições escolhidas, como o fato dele estar com a boca bem aberta, o lábio inferior para fora e abocanhando todo o mamilo e a auréola. Tudo isso é importante para garantir que ele esteja conseguindo amamentar bem!

Além disso, esteja atenta para a sua própria postura! Lembre-se que, especialmente nos primeiros meses de vida, você ficará nessa posição por muitas horas ao longo dos seus dias e é ideal escolher uma posição confortável que não prejudique sua coluna e não traga muitas dores.

Dicas para o momento da amamentação

Não basta você escolher uma posição correta e até mesmo utilizar uma almofada de amamentação, se você não tomar cuidado com outras coisas que trazem conforto para este momento.

O primeiro está no ambiente. Dê preferência para amamentar o bebê em um ambiente tranquilo, sem muito barulho e agitação. Isso ajuda a acalmar o bebê e deixá-lo concentrado no mamar.

Quanto mais a mãe também estiver relaxada e tranquila, melhor será para a saída do leite! Portanto, tome alguns cuidados com os seios, de modo que não seja tão desconfortável amamentar.

É importante também cuidar da hidratação enquanto amamenta, bebendo bastante água e tomando sucos.

Durante o momento da amamentação, é necessário também estar atento para a pega correta do bebê, ajudando-o se for necessário para conseguir pegar o seio.

Tudo isso ajudará a construir um momento de conforto, aconchego e proximidade entre a mãe e o bebê, que constroem durante a amamentação um laço ainda mais especial.

A amamentação é um momento de vínculo muito importante, mas se você estiver enfrentando dificuldades, não se preocupe excessivamente com isso! Buscando ajuda e informação, você conseguirá vencer os desafios, que são absolutamente normais nesta fase.