Amamentação: como lidar com a dor e o desconforto?

Mãe amamentando Bebê

Se você é jovem mãe, certamente, o processo de amamentação já deve estar tirando o seu sono e te enchendo de dúvidas. Aqui estão as respostas para algumas perguntas comuns que as mães mais jovens – e até as veteranas – podem ter.

É normal ter cólicas durante a amamentação?

Sim. Durante os primeiros dias e semanas após o parto, você pode sentir cólicas abdominais, principalmente, após a amamentação, em consequência das fortes contrações uterinas que se desenvolvem durante o processo de redução ao tamanho natural do seu útero.

É normal sentir dor nas mamas durante ou após a amamentação?

Se o seu bebê estiver com uma pega muito forte, você pode sentir dor por alguns segundos (30 a 60), já o seu mamilo e a serão sugados para dentro da boca do bebê. Logo em seguida, a dor deve aliviar. Se você continuar sentindo dor, pare de amamentar momentaneamente e reposicione o bebê no peito. Se a dor persistir, algo mais pode estar acontecendo.

Se o seu bebê constantemente realiza a pega sugando o mamilo, sem colocar uma área muito grande aréola na boca, provavelmente você sentirá desconforto ao longo de cada mamada e os seus mamilos ficarão doloridos e rachados em pouco tempo. Consulte o seu médico ou o seu consultor de lactação nessas situações.

O que mais pode causar dor no peito?

Se os seus seios estiverem doloridos e se você tiver sintomas semelhantes aos da gripe com febre, calafrios ou se apresentar uma área dura ou vermelha na mama, você pode estar com mastite e, neste caso, procure um médicos imediatamente.

Ainda posso amamentar se tiver uma infecção na mama?

Sim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você pode continuar amamentando o seu bebê enquanto trata a sua mastite. No entanto, na presença de abscessos, o seu médico, provavelmente, irá suspender a amamentação temporariamente.

Como posso aliviar a dor no peito ou no mamilo?

Aqui vão algumas dicas:

  • Certifique-se de que seu o bebê esteja com a pega correta;
  • Peça ao seu médico a recomendação de um creme cicatrizante para passar nos mamilos entre as mamadas;
  • No final da mamada, aplique um pouco de leite materno nos mamilos, massageando-os e deixe secar;
  • Varie as posições de amamentação para ajudar a drenar todas as áreas do seu seio.
  • Coloque compressas de gelo ou compressas frias nos seios inchados após as mamadas;
  • Massageie suavemente a área dolorida antes de amamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.