Baby Blues: Eu amo o meu bebê. Então, porque estou triste?

Baby Blues

A transição da gravidez para a maternidade é uma grande mudança de vida – tanto física quanto emocional. Durante os primeiros dias de vida do seu bebê, é normal que você sinta altos e baixos emocionais, algo comumente chamado de “baby blues“.

Você pode sentir-se irritada, triste, sobrecarregada ou desanimada. Sentir-se assim não significa que você é uma mãe ruim ou que não ama seu bebê. Acredita-se que essas mudanças de humor sejam causadas por alterações hormonais que ocorrem no corpo de uma mulher depois que ela dá à luz. Os níveis de estrogênio e progesterona necessários durante a gravidez caem repentinamente, causando mudanças no humor. Outras coisas – como estar cansada e não dormir o suficiente, por exemplo – também podem aumentar esses sentimentos.

Felizmente, essa fase dura apenas alguns dias ou semanas e, geralmente, cessa sozinha sem qualquer tratamento médico.

Se você tem se sentindo desta forma, tente se cuidar o máximo possível. Faça uma dieta saudável e descanse o máximo que puder, especialmente porque a exaustão e a privação do sono podem reforçar e alimentar os sentimentos de tristeza.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-la a se sentir melhor:

  • Aceite ajuda, principalmente nos primeiros dias e semanas após o nascimento;
  • Deixe a sua família e os seus amigos ajudarem com suporte, compras de alimentos, realização das tarefas domésticas ou com os cuidados com o bebê;
  • Permita que alguém te auxilie ou observe o seu bebê enquanto relaxa com um banho ou tirando uma soneca;
  • Descanse bastante e coma alimentos nutritivos;
  • Converse com os seus entes queridos ou com outras mães que possam ajudá-la a se sentir apoiada e lembrá-la de que não está sozinha;
  • Se essa fase durar mais de uma semana ou duas, ou se os sintomas piorarem, converse com o seu médico para discutir se a depressão pós-parto pode ser a causa dos seus sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.