Berço montessoriano: Quais são as vantagens?
Desenvolvimento

Berço montessoriano: Quais são as vantagens?

O método montessoriano já existe há décadas nos estudos sobre desenvolvimento infantil e criação de filhos.Nos últimos anos que ganhou o coração das mamães e papais que desejam criar as crianças com mais autonomia e estimular seu desenvolvimento.

O método montessoriano já existe há décadas nos estudos sobre desenvolvimento infantil e criação de filhos.Nos últimos anos que ganhou o coração das mamães e papais que desejam criar as crianças com mais autonomia e estimular seu desenvolvimento.

Nos últimos anos, o método montessoriano ganhou ainda mais adeptos, embora este seja um método que já existe há décadas nos estudos sobre desenvolvimento infantil e criação de filhos.

E, entre vários aspectos do método, o ambiente do quarto da criança é um dos mais importantes, especialmente o berço/cama.

Com isso, surgiu uma grande febre dos berços montessorianos, que ganharam o coração das mamães e papais que desejam criar crianças com mais autonomia e estimular seu desenvolvimento.

No entanto, muitas pessoas têm adotado este estilo montessoriano apenas como uma forma diferente de decoração! E é importante entender um pouco o propósito, de fato, de ter um berço ou cama montessoriana para sua criança antes de escolhê-la apenas pelo estilo estético.

Vamos explicar quais são as vantagens do berço montessoriano e porque tantas pessoas estão adotando nesse método.

O que é o berço montessoriano?

A cama e o berço montessoriano é bem simples: normalmente, o colchão está bem próximo ao chão, de forma que a criança possa ir e vir com tranquilidade.

Não é recomendado que seja, de fato, um colchão no chão, pois isso pode favorecer a proliferação de fungos e, especialmente em lugares mais frios, fazem mal para a saúde da criança.

O ideal é que o colchão esteja apoiado em uma estrutura de madeira, mas que tenha uma altura mínima, de modo que a criança possa “subir” e “descer” da cama/ berço sozinha.

Para os papais e as mamães mais tradicionais, esta pode ser uma ideia muito diferente e até mesmo estranha, afinal a criança terá toda a liberdade para engatinhar/ andar por seu quarto sozinha, até mesmo durante à noite.

No entanto, existe todo um método que foi desenvolvido para favorecer este tipo de cama/ berço.

E inclusive, todo o quarto é desenvolvido em um nível baixo, ou seja, que esteja a altura da criança e permita seu contato - desta forma, até mesmo seus brinquedos ficam em móveis mais baixos, para que ela possa pegá-lo.

Vamos explicar alguns dos pilares do quarto montessoriano e porque se acredita que ele pode ajudar no desenvolvimento infantil.

As vantagens do berço montessoriano

A principal vantagem do quarto montessoriano é o desenvolvimento da autonomia da criança, que possui mais liberdade do que, por exemplo, quando fica presa dentro de um berço.

Além disso, há um fator de segurança. Pense, por exemplo, que a criança não correrá riscos de cair do berço tentando escalá-lo (algo que acontece com muita frequência!) ou acabar rolando da cama durante a noite.

Mas o fator principal que levam as pessoas a adotar o quarto montessoriano é a disponibilidade da criança para se desenvolver.

Normalmente, com esta liberdade, a criança pode começar a engatinhar com mais facilidade e também possui a sua curiosidade desenvolvida.

Cuidados com o berço montessoriano

Claro que também existem alguns cuidados que devem ser tomados quando se adota o berço montessoriano.

Como já falamos, o colchão não deve estar diretamente no chão, o que pode trazer problemas de saúde para a criança.

Mas, além disso é importante estar atento para outros elementos do quarto, especialmente ao chão.

É bom ter um tapete no chão, de forma que a criança não fique sempre em contato com o chão - especialmente se você mora em regiões mais frias.

É necessário também ter um cuidado extra com a limpeza do quarto, tendo em vista que a criança poderá engatinhar de um lado para o outro quando estiver no quarto.

Por fim, esteja atento para tudo que esteja à altura da criança. Todos os brinquedos e objetos de decoração que ela pode se apoiar devem ser bastante seguros para que acidentes não aconteçam enquanto ela descobre o seu próprio quarto e aproveita toda sua liberdade.

Tipos de cama e berço montessoriano

Existem alguns modelos diferentes de camas e berços montessorianos.

O primeiro modelo é o berço que é muito semelhante ao berço comum, mas possui a altura ajustável, de forma que você possa deixá-lo mais no alto ou no baixo, conforme preferir.

Além disso, ele também possui grades laterais, que podem ser retiradas com o tempo, conforme os pais se sentem mais seguros e confiantes para dar mais liberdade para a criança.

Este modelo de berço montessoriano pode acabar se transformado em uma cama, conforme a criança cresce um pouco.

Ele é ideal especialmente para pais que gostam da ideia de dar mais autonomia para a criança, mas ainda não se sentem completamente confiantes de aderir a um berço montessoriano, de fato.

O segundo modelo é a cama montessoriana, que pode ser usada desde quando a criança ainda é um bebê pequeno, se assim seus pais se sentirem à vontade.

Esta cama fica bem próxima ao chão e, normalmente, possui uma estrutura parecida com a de uma pequena casa.

Essa cama possui pés pequenos e um estrado, que possibilita que o colchão não fique diretamente no chão e facilita a limpeza debaixo da cama.

E, além da cama padrão montessoriana, também, existe o beliche montessoriano.

Pode parecer confuso, pois a ideia do quarto motessoriano é que a cama fique próxima ao chão. Mas neste caso da beliche, a cama fica um pouco mais alta e, embaixo, fica uma segunda cama, que deve ser puxada ( como uma cama auxiliar).

É perfeito para os pais que desejam adotar o método montessoriano em um quarto pequeno para duas crianças. Neste modelo, é como se a cama fosse duas em uma e ainda estará cumprindo o seu papel como uma cama montessoriana.

O berço, cama ou beliche montessoriana é somente um fator de todo um método que engloba o desenvolvimento da autonomia, liberdade e criatividade de uma criança.

Embora muitas pessoas achem a decoração super fofa e diferente, é importante, antes de decidir se é este estilo de decoração que você deseja adotar para o quarto da sua criança, entender um pouco do método.

Afinal, a criança terá muito mais liberdade do que teria em um berço/cama padrão. Portanto, analise bastante antes de tomar a sua decisão!