Escolhendo, com segurança, os brinquedos do seu bebê

Bebê brincando com ursinho

Todos os brinquedos que você selecionar para seu bebê (ou para o seu filho em idade e scolar) devem atender aos padrões de segurança. As dicas abaixo podem ajudá-la(o) a encontrar brinquedos seguros para ter dentro de casa!

Regra de ouro: verifique-os frequentemente para garantir que não tenham peças soltas ou quebradas que possam ser levadas à boca.

O que procurar?

Siga sempre as recomendações de idade de todos os fabricantes. Alguns brinquedos têm peças pequenas que podem causar asfixia. Portanto, observe – e valorize! – todos os avisos na embalagem de um brinquedo.

Os brinquedos devem ser grandes o suficiente – pelo menos 3 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento – para que não possam ser engolidos ou alojados na traquéia. Um testador de peças pequenas (ou tubo de estrangulamento) pode determinar se um brinquedo é muito pequeno. Esses tubos foram projetados para ter o mesmo diâmetro que a traquéia de uma criança. Se um objeto se encaixar dentro do tubo, é muito pequeno para uma criança. Se você não encontrar um desses produtos, o miolo de um rolo de papel higiênico pode ser usado para a mesma finalidade.

Evite bolinhas de gude, moedas, bolas e jogos com bolas de diâmetro igual ou menor menos que 4,5cm.

Os brinquedos que funcionam com bateria devem ter estojos de bateria que sejam presos com parafusos, para que as crianças não sejam capaz de abri-lo. As baterias e o fluido da bateria apresentam sérios riscos à saúde, incluindo asfixia, sangramento interno e queimaduras químicas.

Ao verificar a segurança de um brinquedo, verifique se ele é inquebrável e/ou forte o suficiente para suportar a mastigação. Além disso, verifique se ele não possui:

  • pontas afiadas ou peças pequenas como olhos, rodas ou botões que podem ser soltos;
  • pequenas pontas que podem se estender para a parte de trás da boca do bebê;
  • cordas com mais de 18 cm;
  • peças que podem ficar presas ou machucar os dedinhos das crianças.

Os brinquedos de montar como cavalos de balanço e carroças devem ser equipados com cintos de segurança ou correias e devem ser estáveis e seguros o suficiente para evitar tombos.

Brinquedos artesanais e caseiros devem ser verificados cuidadosamente. Eles podem não ter sido submetidos a testes de segurança. Jamais presenteie seu bebê ou criança brinquedos pintados confeccionados antes de 1978, pois eles podem ter tinta que contenha chumbo.

Nunca dê balões, luvas de látex ou vinil para crianças menores de 8 anos. Uma criança que está soprando ou mastigando um balão ou luvas pode engasgar inalando-os.

Mantenha os brinquedos dos irmãos mais velhos fora do alcance das crianças.

Veja aqui alguns brinquedos interessantes para o seu bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.