Quando iniciar o desfralde e treinar os seus filhos com o penico?

Criança no Penico

Aprender a usar o penico é uma habilidade extremamente importante a ser adquirida pelas crianças, podendo se tornar um momento emocionante – e um pouco estressante – para elas e os pais.

Veja aqui algumas opções de penico para o seu filho!

Uma das dicas mais importantes sobre treinamento com penico é a ter a paciência para aguardar até que eles estejam, efetivamente, prontos. Este treinamento inicia-se em diferentes idades, embora a grande maioria das crianças demonstre sinais de maturidade entre 18 meses e 4 anos de idade. Por este motivo, descreveremos, aqui, 6 sinais importantes que podem te ajudar a identificar esta fase:

1. Seu filho não gosta de fraldas molhadas ou sujas.

Em algum momento, uma fralda molhada ou suja se torna desagradável para uma criança. Se seu filho está constantemente puxando a fralda suja – ou tirando-a completamente – isso pode ser um sinal de que está pronto para usar a roupa de baixo.

2. Seu filho se esconde ao sujar a fralda.

Seu filho em busca de um pouco de privacidade enquanto faz xixi ou côco? Este é um ótimo sinal, demonstrando que ele pode estar pronto para pedir para ir ao banheiro!

3. Seu filho se interessa em ver outras pessoas usando o banheiro.

As crianças aprendem pelo exemplo: se eles podem assistir a mamãe, o papai, o irmão mais velho ou a irmã usarem vaso sanitário, geralmente se sentem motivados a fazer o mesmo.

4. Seu filho diz que ele está indo “fazer côco” ou “fazer xixi”.

Se seu filho sabe informar quando está molhando ou sujando a fralda, isso pode ser um sinal de que ele está pronto para começar o treinamento com penico.

5. As fraldas ficam secas por mais tempo.

Na medida em que seu filho se aproxima da maturidade neuropsicológica necessária para o treinamento produtivo com o penico, ele começa a ficar com as fraldas secas por um período mais prolongados, demonstrando que eles são capazes de controlar os esfíncteres até que sintam vontade de ir ao banheiro, o que é uma parte importante do processo.

6. Seu filho é capaz de tirar e vestir as próprias roupas.

Embora não seja obrigatório, é realmente motivador que seu filho seja capaz de puxar e retirar as roupas por conta própria. Se eles ainda não dominaram essa habilidade, continue praticando.

A regra mais importante de todo o processo é: respeite as etapas. Não tenha pressa. Jamais compare uma criança à outra. Estimule. Crie rotinas. Comemore pequenas vitórias. Um dia, certamente, você sentirá saudades de cada fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.